Pão de ló com creme inglês e farófias

P1010243

Estive esta semana em Felgueiras, terra do pão de ló de Margaride, de onde trouxe um pão de ló… A verdade é que, em minha casa, o pão de ló sempre foi visto mais como um ingrediente da sobremesa que se segue, do que como um bolo de direito próprio… E foi exactamente esse o destino deste exemplar.

Bater 3 claras em castelo firme e juntar 75g de açúcar.

Põe-se a ferver  1l de leite com baunilha e deitam-se colheradas de claras que se deixam cozer. Vão-se virando com uma espumadeira  e quando estão firmes tiram-se para uma rede e deixam-se escorrer.

Com o leite que sobrou faz-se o creme inglês

½  litro de leite;  3 gemas, 75g de açúcar e aroma de baunilha.

Pôr as gemas numa tigela, bater bem com a vara de arames e, ao mesmo tempo, juntar o açúcar em chuva e uma colher de café de Maizena. Ferver o leite com a baunilha e deitar, a pouco e pouco,  o leite a ferver sobre a mistura ovos-açúcar, mexendo sempre muito bem. Quando metade do leite estiver incorporada pode juntar-se o restante mais rapidamente.

Deitar tudo de novo no tacho e levar a lume médio, mexendo com uma colher de pau, até a espuma desaparecer ( NÃO DEIXAR FERVER) – como sobrou bastante leite, tive necessidade de engossar um pouco mais com uma colher de sobremesa de farinha, mas não muito. Não se pretende um creme muito espesso.

Montagem:

Cortam-se fatias de pão de ló (cerca de meio quilo). Coloca-se uma camada de pão de ló numa taça. Embebe-se com um pouco de uma mistura em partes iguais de vinho do porto e água. Cobre-se com uma camada de creme inglês. Repete-se o processo até acabar o pão de ló e o creme. Por fim, cobre-se com as farófias. Deixa-se arrefecer e leva-se ao frigorífico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s